Brüno Melo's profileEric Felipe's profile

Compro Seus Dados

COMPRO SEUS DADOS
Crédito do vídeo: Eric Felipe
A performance "Compro seus dados" foi apresentada sem autorização prévia durante o Festival Internacional de Arte de São Paulo em 2019, no Pavilhão da Bienal.

Nesta primeira versão, o trabalho consistiu no ato de transitar pelos corredores entre galerias e espaços do festival utilizando um colete amarelo estampado com escritos de anúncio comercial, chamando atenção para as palavras "Compro seus dados". O colete é análogo aos trajes utilizados por comerciantes de ouro, nos quais a frase "compro ouro" está sempre em evidência. Este tipo de anúncio é comum nas ruas e bairros comerciais de São Paulo e outras capitais brasileiras. Essas pessoas são responsáveis por divulgar esse tipo de negócio, no qual objetos de valor (ouro, jóias, relógios etc.) são analisados e precificados.

O desenvolvimento da performance tem como ponto de partida o grande escândalo da empresa Cambridge Analytica em 2017,  no qual os jornais New York Times e The Guardian revelaram que a empresa utilizou dados de cerca de 50 milhões de usuários vazados para empresas de marketing político, com a finalidade de traçar o perfil psicológico detalhado de eleitores nos Estados Unidos. A empresa interferiu diretamente nas eleições de muitos países, como méxico, malásia e vários países do continente africano. No Brasil,  a Cambridge Analytica aterrissou em 2017, com o nome CA Ponte e um inquerito sobre a empresa ocorre sob sigilo até hoje. Além disso, existem ligações fortes entre a campanha do atual presidente da república com Steve Bannon, estrategista da campanha de Trump.


Dados em redes sociais como trajetos diários, gostos e pesquisas recentes são algumas das várias possibilidades de informações intangíveis que geram valiosos apontamentos psicográficos sobre os usuários. “Compro seus dados" indaga a sensibilidade da privacidade em relação às informações pessoais, assim como sua venda a grandes empresas.

Contextualizado no ambiente do evento como lugar de comércio, promove um tom de satirização e provocação sobre o mercado da arte e a venda de produtos imateriais.
A performance segue em experimentação de espaços para sua realização. Como pesquisa em andamento, se direciona sobre a relação entre o local que é realizada e a potência que ganha de acordo com local que é executada.  Futuras versões incluem experimentos em mais localizações.
BIBLIOGRAFIA:

SILVA, Nayane Maria Rodrigues da. "Fake News: a revitalização do jornal e os efeitos Fact-Checking e CrossCheck no noticiário digital", 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/35728/18139>

ALLCOT, HUNT e GENTZKOW Matthew. "Social Media and Fake News in the 2016 Election", 2017. Disponível em: <https://web.stanford.edu/~gentzkow/research/fakenews.pdf>
 

"As pistas do método ‘Cambridge Analytica’ na campanha de Bolsonaro​​​​​​​". Carta Capital, 2018. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/as-pistas-do-metodo-201ccambridge-analytica201d-na-campanha-de-bolsonaro/>

DALDIN, Guilherme e MARCELINO, Fernando. "Bannon e Bolsonaro: A Democracia Hackeada", 2018. Disponível em
https://www.brasildefato.com.br/2018/11/05/bannon-e-bolsonaro-a-democracia-hackeada/

Créditos da imagem: Eric Felipe
Créditos da imagem: Eric Felipe
Créditos da imagem: Eric Felipe
Créditos da imagem: Eric Felipe
Créditos da imagem: Eric Felipe
Créditos da imagem: Eric Felipe
Créditos da imagem: Eric Felipe
Compro Seus Dados
Published:

Compro Seus Dados

Published: